• Dra. Maithê

Como perder peso aumentando o metabolismo

Embora o metabolismo seja de 40% a 60% genético, vários fatores podem contribuir para acelerá-lo.


Metabolismo é o processo no qual o corpo converte alimento em energia.

Quem tem metabolismo alto gasta mais colorias durante o dia e encontra maior facilidade para perder peso. Quem tem metabolismo baixo tende a gastar menos calorias e enfrenta mais dificuldade na perda de peso.

Embora o metabolismo seja de 40% a 60% genético, vários fatores podem contribuir para acelerá-lo, tais como o aumento da produção de massa magra, exercícios físicos, qualidade do sono, tratamento com hormônios e alimentação adequada.

A atividade física aeróbica, por exemplo, aumenta em 30% o metabolismo. Assim, quando a pessoa quer perder peso, ela precisa de 70% de exercício aeróbico e 30% de musculação. No entanto, quando ela apenas quer atingir o peso ideal, recomenda-se 70% de musculação e 30 % de aeróbico.

Por outro lado, alguns alimentos também podem contribuir para acelerar o metabolismo, tais como pimenta, gengibre, café, chá e canela.

Endocrinologista

Quem precisa acelerar o metabolismo, deve procurar um endocrinologista, que vai dosar os hormônios e fazer a bioimpedância para ver a composição corporal.

Após a avaliação, se for o caso, indica-se o uso de medicações que regulem os hormônios alterados .Também podem ser usados suplementos para aumentar a massa magra.

Mitos e verdades








1. O efeito sanfona pode interferir no metabolismo


Verdade. Uma pessoa que faz dieta restritiva pela primeira vez consegue perder de 4 a 7 quilos na primeira semana. Se, por algum motivo, ela desistir do emagrecimento, certamente não irá obter o mesmo desempenho na primeira semana da dieta seguinte.


Nesse caso, irá necessitar de um esforço maior e de mais tempo, pois o seu corpo já teria compreendido o processo e passará a executar vários processos de defesa, a fim de manter o peso.

2. O sono tem relação direta com o metabolismo

Verdade. Existem 4 fases do sono: as duas primeiras são as mais leves e as duas últimas mais pesadas, quando ocorre o chamado sono REM, restauração da memória, recuperação das células e a perda peso.


É fundamental ter um sono de qualidade, pois ele acelera em 20% o metabolismo. O ideal é dormir cerca de 7 horas. Desta forma, é necessário fazer a higiene do sono que envolve diferentes fatores como cuidados com o quarto, que deve ser escuro e sem barulho, um jantar leve e sem carboidrato, além de outras técnicas preparatórias.

3. Hormônios podem alterar o metabolismo


Verdade. Se uma pessoa tem hipotireoidismo e não está tratando, ela não emagrece, pois o metabolismo está parado. Ela não dorme direito, tem queda de cabelo e fica indisposta. O cortisol e a prolactina também reduzem o metabolismo se estiverem altos.


Do mesmo modo, a falta de serotonina, dopamina e GH desacelera o metabolismo e gera preguiça. Para ter uma boa qualidade de vida e um metabolismo saudável, é preciso estar sempre de olho nos hormônios.




Perguntas do público

1 – É verdade que comer de noite engorda?


Verdade. Quando a pessoa dorme, o corpo entra na taxa de metabolismo basal, que é o mínimo da energia necessária para manter o pulmão e o coração trabalhando.


Assim, se você acabou de comer antes de dormir, haverá poucas células para trabalhar a digestão. Com isso, a energia do alimento tende ser acumulada, principalmenteem gordura visceral. À noite recomenda-se comer apenas proteína, verdura e legumes, além de evitar o carboidrato.

2- Sou magro, como muito, faço musculação, mas não ganho peso. Por que isso acontece? Meu metabolismo é acelerado?


Verdade. Seu metabolismo é acelerado. A pessoa muito magra tem dificuldade de ganhar massa muscular. Quando ela dorme, sua taxa de metabolismo chega a ser 3 vezes maior em relação a uma pessoa que tem dificuldade de manter o peso.


No seu caso, é recomendado fazer musculação, no mínimo, dia sim, dia não. É preciso também usar suplementação proteica. É difícil aumentar a massa magra, mas é possível.

343 visualizações
Clínica Dra. Maithê P. Tomarchio
Rua Maestro Cardim, 407, Conjunto 608 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefones: (11) 3283-1333 / (11) 2495-6172
Desenvolvimento: