• Dra. Maithê

10 resoluções para tornar 2020 bem mais agradável

Atualizado: Mar 19


Um corpo que atenda as suas mais altas expectativas em termos de relacionamentos, trabalho, tarefas e diversão

Início de ano é ótimo para estabelecer resoluções.


Por isso, elaborei 10 dicas para ajudar você a aproveitar 2020 com um corpo que atenda as suas mais altas expectativas em termos de relacionamentos, trabalho, tarefas e diversão.


1 – Faça um check-up geral


Um check-up completo envolve principalmente consultas com o clínico geral e com o cardiologista.


Para as mulheres, em particular, é fundamental uma visita ao ginecologista.


Outro especialista que não pode ser deixado de lado é o dermatologista, que vai curar e prevenir várias doenças, inclusive o câncer que mais acomete as pessoas no mundo – o de pele.


Não subestime os eventuais quadros de tristeza, pânico, ansiedade, depressão ou pensamentos destrutivos recorrentes. Vá logo a um psicólogo. Você vai ganhar um grande apoio e um ótimo parceiro ao longo do ano!


Comigo, você tem acompanhado o modo como o endocrinologista pode cuidar das dificuldades de emagrecer ou engordar, além de acnes, diabetes, queda de cabelo, infertilidade, desânimo, hiperatividade e outros sintomas. Ao procurar um de nós, será possível tratar um ou mais desses problemas, tornando o ano bem mais agradável e proveitoso.


2- Não se automedique


No Brasil, ao contrário de vários países, as pessoas têm acesso muito facilitado a remédios de venda livre nas farmácias.


Isso não é bom, pois um simples anti-inflamatório ingerido de forma aleatória pode provocar problemas graves, como uma hepatite fulminante.


Remédios para emagrecer sem indicação médica, por outro lado, podem desencadear depressão nas pessoas com esta tendência.


3- Não compartilhe fake news


A Internet e as redes sociais estão repletas de falsas promessas sobre saúde, remédios e indicações de tratamentos. Em determinadas fake news, profissionais da medicina chegam a ser vítimas de clonagem de seus vídeos, em que aparecem indicando medicamentos.


Essas práticas constituem crime contra a vigilância sanitária e colocam em risco a saúde das pessoas.


É preciso muito cuidado com notícias sobre saúde. Uma forma de prevenir isso é consultar as páginas de Sociedades Médicas ou mesmo tirar suas dúvidas com seu médico.


4 – Reduza o açúcar, sal e gorduras


Muitas vezes consumimos alimentos sem saber que contêm açúcar. O mesmo ocorre com o sal utilizado em embutidos, produtos congelados e conservas.


Por isso, procure sempre saber o que está de fato consumindo.


Outras formas de reduzir o consumo de sal e açúcar é não colocar o saleiro na mesa e procurar manter o açucareiro longe dos olhos quando você for tomar café ou chá.


A gordura saturada, por outro lado, está presente na carne vermelha, queijos e iogurtes. Tente minimizar o consumo destes alimentos e, em especial, prefira queijos brancos e iogurtes desnatados.


A gordura trans, por sua vez, deve ser evitada ao máximo. Ela está presente em margarinas, gorduras hidrogenadas e muitos produtos industrializados. Países como a Dinamarca e Suécia já proibiram o uso de alimentos com essa substância.


5 – Leia os rótulos


É muito importante estudar os rótulos antes de comprar alimentos industrializados.


Desta forma, é possível verificar a quantidade de açúcar e gorduras que se encontram na composição do alimento.


Às vezes o rótulo omite a palavra “trans” e coloca no lugar expressões como “hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada”, que significam a mesma coisa.


6 – Cuide do seu psicológico


Para atingir seus objetivos, é necessário que você esteja mentalmente saudável e com inteligência emocional para formular boas estratégias.


Por isso, cultive pensamentos positivos.


Assim, poderá tomar atitudes certeiras ao longo do ano.


7 – Pare ou diminua com o consumo de álcool e cigarros


O consumo de cigarros e álcool é bastante prejudicial à saúde.


É muito importante reduzir, mas o ideal é parar.


O uso excessivo de álcool pode afetar o fígado, causando esteatose hepática e, em casos mais graves, a cirrose.


Por outro lado, está comprovado que uma taça de vinho faz bem para o sistema cardiovascular. Entretanto, o consumo deve ser limitado a 4 ou 5 tacinhas de vinho por semana para homens e de 3 a 4 para mulheres.


8 – Evite estresse excessivo no trabalho


Temos 24 horas no dia que deveriam ser divididos em: 8 horas de sono, 8 horas de trabalho e 8 horas para você fazer o que te faz bem, entre família, exercícios, leitura e hobbies.


Em geral, muitas pessoas ultrapassam as 8 horas no trabalho, chegando a 10 ou 12 horas por dia.


O estresse no trabalho também acontece quando a pessoa não gosta do que faz. Nesse caso, o melhor a fazer é aproveitar este início de ano para montar uma estratégia a fim de mudar de emprego ou atividade.


9 – Pratique algum esporte


A atividade física tem que entrar na rotina. Primeiramente, é preciso vencer aquela resistência inicial. Depois o corpo vai necessitar do exercício.


Se você fizer uma caminhada de 50 minutos três vezes por semana já vai sair do sedentarismo. Isso será suficiente para aumentar os hormônios do bem, acelerar o metabolismo, fortificar a memória e elevar a disposição.


10 – Cuide de seu sono


Em geral as pessoas ignoraram de que necessitam de 8 horas de sono por dia para a manutenção da saúde.


Uma boa qualidade de sono proporciona o rejuvenescimento e a restauração das células, além de melhorar a memória e a disposição.


Por isso, não vacile em ir para a cama oito horas antes de acordar. A qualidade deste novo ano vai depender muito disso!

0 visualização